A especialidade do nosso distrito é receber pessoas. A energia incrível do Arraial encanta praticamente todo mundo que vem pra cá. Por isso, o Arraial d'Ajuda se tornou um dos destinos mais procurados por vocês viajantes fazendo do turismo a nossa principal atividade econômica.
Mesmo com a evolução que aconteceu ao longo dos anos, Arraial d’Ajuda é um lugar pequeno e de fácil locomoção. É tudo bem pertinho, na maioria das vezes nem é preciso estar de carro ou usar o transporte público. Dá pra conhecer muita coisa caminhando.
Além das belíssimas praias, nosso centrinho charmoso tem entretenimento para todos os gostos. Tem a Rua do Mucugê, a Bróduei, a Praça da Igreja, a Rua Nova... tem voz e violão, banda, Dj, música ambiente; tem Axé, Forró, MPB, Samba, Lambada, Eletrônico. Tem restaurantes, bares, bistrôs, sorveterias, açaíterias, cafés. Culinária baiana, mediterrânea, asiática, mineira, argentina e tantas mais; água de côco, chopp, cerveja artesanal, drinks exóticos e tradicionais...
Temos opções de hospedagem dos mais variados tipos, passando por hostels, pousadas, hotéis, casas e resorts. O comércio é diversificado, desde artesanato indígena, baiano, nordestino, lojas de iguarias, lojas de roupas com marcas famosas até aquelas de produção local.
A riqueza histórica, cultural e religiosa impressionam. Há as aldeias pataxós, a capoeira, o maculelê, além de artistas nacionais e até internacionais. O Centro Histórico com a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, a Fonte Sagrada, a Escadaria da Santa e as casinhas geminadas. Um povo acolhedor, apaixonado por receber visitantes de todos os lugares.
Uma mistura de etnias, que nos trouxe o rótulo "Arraial d’Ajuda a Esquina do Mundo".
É um lugar para quem busca sossego, diversão, descanso ou agito. É para quem quer passear cada dia para um canto diferente e também para aqueles que não querem nem sair do seu hotel. É para os que querem desbravar nossa cultura, história e também para quem deseja apenas um mergulho no mar calmo e quentinho. O Arraial é para quem quer relaxar e curtir. É para quem deseja sentir essa nossa liberdade contagiante... é um lugar para todos!
Separamos algumas informações para você conhecer um pouco mais do nosso distrito e também para te ajudar a planejar sua viagem. Esperamos que seja útil... 😉
Em 1549, uma frota sob o comando de Tomé de Souza, chegou à baía de Todos os Santos. Dela fazia parte a nau DAJUDA, que trazia a imagem de Nossa Senhora d'Ajuda. Essa nau chegou à região de Porto Seguro no final daquele ano, quando foi iniciada a construção de uma capela bem simples, coberta de palha, situada no alto de um platô a cerca de quarenta metros de altura e com uma exuberante vista para o mar... era o início do Arraial d'Ajuda!
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nosso Centro Histórico, onde fica a linda Praça da Igreja, é o coração do Arraial. Foi aqui que tudo começou em 1549, com o início da construção da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda.
As casinhas coloniais coloridas em volta da praça e a Igreja ao centro formam um belo cenário por onde você vai adorar passear. Outro ponto imperdível na Praça da Igreja é o Mirante das Fitas, que fica exatamente atrás da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda. À direita do Mirante, na Rua Bela Vista, você verá a Escadaria da Santa, que te leva até a Fonte Sagrada.
O Arraial d'Ajuda tem 9 praias, cada uma com sua beleza peculiar. Hà aquelas com com grandes faixas de recifes de coral, que formam lindas piscinas naturais e também as praias onde você contempla as grandes falésias à beira mar... um visual único! 😍
Conhecida por ser a uma das ruas mais charmosa do Brasil, a Rua do Mucugê é a estrela da noite arraiana. É aqui que você vai encontrar a maioria das opções gastronômicas do nosso distrito, música ao vivo, baladas, lojinhas... enfim, muita coisa bacana. É parada mais que obrigatória para quem vem conhecer nossa região.
Incialmente criada para ligar a Praça da Igreja ao Campo de Aviação, no final da década de 60, a rua São Pedro ganhou o apelido "Bróduei" no final da década de 70. Nesse período teve início o movimento hippie aqui no Arraial d'Ajuda e era na Bróduei que tudo acontecia. Gente do mundo inteiro se encontrava ali para experimentar todos os tipos de "viagens", curtir a liberdade e exaltar a criatividade.
Oficialmente o nome da rua é Manoel Alves dos Santos e no final ela se transforma em Alameda dos Flamboyants.
Por ter sido uma das últimas ruas a ser “aberta”, lá no final dos anos 80, ficou conhecida como Rua Nova.
Aqui você vai encontrar inúmeras opções de hospedagem e alguns bares e restaurantes super interessantes.
O Arraial d'Ajuda tem uma quantidade grande de opções de hospedagem. Por isso, pensando em facilitar o planejamento da sua viagem, reunimos algumas alternativas para você encontrar aquela que mais combina com você. 👇
Se não encontrar a informação que você deseja aqui no nosso Site, não hesite em entrar em contato e mandar sua mensagem pra gente.