Bróduei, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Inicialmente aberta para fazer a ligação entre o Centro Histórico (Praça da Igreja) e o Campo de Aviação, a rua São Pedro foi uma das primeiras atrações turísticas do Arraial d’Ajuda.

Nos anos 80 e início dos anos 90, quando viajantes do Brasil e do mundo vinham para o Arraial d'Ajuda fugindo dos grandes centros em busca de "paz e amor", era na Bróduei que todos se encontravam!

A rua São Pedro era o point de encontro multicultural e por isso ganhou o apelido de Bróduei, em alusão à famosa Broadway norte americana.

Bróduei, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

A Bróduei era uma rua comercial comum, onde passavam carros normalmente. Quer dizer, mais ou menos "normalmente". Acontece que até o início da década de 90 quase todos os bares e restaurantes do Arraial d'Ajuda eram na Bróduei e suas mesas e cadeiras ficavam bem no meio da rua. Então você estava lá, jantando ou "tomando uma", e quando aparecia um carro você tinha que se levantar e arrastar sua mesa e cadeira pro lado para que ele pudesse passar. 😅

• Leia mais sobre a história do Arraial d’Ajuda

Atualmente os veículos não podem mais trafegar na Bróduei. Ela virou um calçadão onde você encontra bares, restaurantes, lojas de artesanato, roupas, biquínis etc. Passeie pela Bróduei com calma e tente fazer uma viagem pelo tempo...

Bróduei, na década de 80 - procurando o autor da foto

Saindo da Bróduei, no sentido contrário da Praça da Igreja, está a Praça dos Hippies, comumente chamada de Feirinha. É uma pracinha onde, no final da tarde, são montadas barraquinhas de artesanato – passando por artefatos indígenas, bijuterias, bolsas e roupas de diversos artesãos. Vale a pena o passeio, eles estão por lá todos os dias, só não conseguem ir quando está chovendo, já que é tudo ao ar livre.

Além disso, ao redor da Praça dos Hippies, ficam várias barraquinhas de comidas locais como acarajé, tapioca, churrasquinho... uma delícia pra fazer uma boquinha!
E pra completar, é muito comum artistas se apresentarem nesse espaço entre a Bróduei e a Praça dos Hippies. São apresentações gratuitas e muito animadas, onde os artistas “passam o chapéu” pra quem puder contribuir.

Bróduei, Praça dos Hippies - foto: visitearraialdajuda.com

Tem mais uma coisa que quase ninguém sabe e pouquíssimas pessoas notam: saindo da Bróduei (de costas para a Praça da Igreja) e virando para esquerda você vai estar exatamente de frente para o primeiro Cemitério do Arraial. É um muro bem baixinho. O lugar é pequeno e já não tem vaga faz tempo. 🤨

Não chega a ser uma atração turística, como vemos em alguns países por aí, mas fica exatamente no Centro do Arraial d'Ajuda e com certeza você vai passar várias vezes por ele enquanto anda por aqui. A noite, várias barraquinhas de drinks são montadas bem em sua frente, então, talvez você já até tenha "tomado uma" com os arraianos das antigas. 😂

Centro do Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

É praticamente impossível você andar pelo Arraial d’Ajuda e não passar pela Bróduei... além de tudo que foi dito acima, ela é a principal ligação entre a Praça da Igreja e a Rua do Mucugê!

Compartilhe
Bróduei, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Arraial d'Ajuda tem muito a oferecer...

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade