Praça da Igreja, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nosso Centro Histórico, onde fica a linda Praça da Igreja, é o coração do Arraial. Foi aqui que tudo começou em 1549 com o início da construção da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda.

• Leia mais sobre a história do Arraial d’Ajuda

Praça da Igreja

As casinhas coloniais em volta da Praça são um charme e passeio obrigatório. Muitas delas são lojinhas de artesanatos, cafés, restaurantes, bares e até pousadas.

Caminhar sem pressa é a grande dica para ter a melhor experiência na Praça da Igreja. Observe as casinhas coloridas, escute o som dos pássaros, aproveite as sombras das árvores... sinta a energia do Arraial d’Ajuda!

Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda

Não deixe de entrar na Igreja da padroeira do nosso distrito, afinal, estamos falando do primeiro Santuário Mariano do Brasil, uma Igreja com quase 500 anos e que faz parte não só da história do Arraial d'Ajuda como também da história do nosso país. Atente-se aos detalhes no interior da Igreja e, se tiver um pouco mais de curiosidade, visite a Sala dos Milagres, que abriga diversos objetos trazidos para cá por fiéis como forma de gratidão aos milagres concedidos pela Santa.

Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Mirante das Fitas

Logo atrás da Igreja está o famoso e lindo Mirante das Fitas, outro ponto imperdível na Praça da Igreja.
Agora vai mais uma dica pra você: se você está querendo realizar algum desejo, esse é o momento! Amarre uma fitinha no Mirante com três nós. Para cada um dos nós faça um pedido. Importante: não vá espalhar por aí seus pedidos. É preciso manter segredo para que os desejos sejam realizados. Ah, e segura a ansiedade! Os pedidos só se realizam quando a fitinha se partir por conta própria. Ou seja, não adianta cortá-la ou arrancar à força, viu? 😆

Além de realizar desejos, o Mirante das Fitas te proporciona uma das vistas mais bonitas do Arraial d’Ajuda. Aqui você vai conseguir observar a Estrada da Balsa, a Praia dos Pescadores e a Praia de Araçaípe... o visual é deslumbrante, mas se você quiser conhecer no ápice, venha no entardecer e observe o colorido do pôr do sol ou, mais bonito ainda, se tiver disposição pra acordar cedo, venha ver a beleza do sol nascendo no mar!

Importante lembrar que qualquer opção de hospedagem localizada no Centro estará bem perto do Centro Histórico do Arraial d'Ajuda.

Mirante das Fitas, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Escadaria da Santa

Continuando no nosso Centro Histórico, caminhando para a direita do Mirante das Fitas você vai encontrar a Escadaria da Santa. Essa escada faz a ligação entre a Praça da Igreja e a Fonte Sagrada e é o melhor percurso pra ir caminhando do Centro até a Praia dos Pescadores.

• Como chegar do Centro até Praia dos Pescadores

Em janeiro de 2021, através da união da sociedade arraiana, a Escadaria foi totalmente revitalizada, ganhando nova iluminação, guarda-corpo, nova pintura e um trabalho lindo em mosaico sobre todos os degraus. As artes em mosaico, além de lindas, exibem um pouco da história do nosso distrito e algumas orações para nossa padroeira. Então, toda vez que você subir a Escadaria da Santa vai descobrir um pouquinho do Arraial d'Ajuda pelos degraus!

Deslize para o lado nas fotos abaixo
ou use as setas do teclado
Escadaria da Santa, Fonte Sagrada - fotos: visitearraialdajuda.com

Fonte Sagrada

Parte integrante do Santuário Mariano, a Fonte Sagrada, de valor principalmente histórico, foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora d’Ajuda entre 1929 e 1930.

A fonte já era procurada por fiéis que vinham de longe, atraídos pelas notícias dos milagres e curas a ela atribuídos desde a época da construção da Igreja (século XVI). A peregrinação religiosa se mantém até os dias atuais.

Diz a lenda: "Quem se banha aqui sempre volta ao Arraial d’Ajuda!"

Fonte Sagrada, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Aqui vai uma dica especial...

Aproveite nosso Centro Histórico em diferentes momentos. As manhãs e tardes são especiais e de noite, a iluminação e a música ao vivo deixam a Praça ainda mais charmosa. A atmosfera é tranquila, não há circulação de veículos e, para completar, você encontra excelentes opções gastronômicas e algumas opções de hospedagem bem legais! 😉

Agora que você conhece um pouco mais do nosso Centro Histórico, se programe para desfrutá-lo com calma quando estiver por aqui!

Compartilhe
Centro Histórico do Arraial d'Ajuda - foto: Marcus Cambraia

Continue explorando o Arraial

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade