Ruas de Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Caraíva, assim como Arraial d’Ajuda, é mais um dos distritos da cidade de Porto Seguro. É uma vila bucólica, todinha de areia... para entrar na Vila você precisa fazer a travessia do Rio Caraíva de canoa. É uma travessia bem simples, com duração de aproximadamente 5 minutos e custa R$ 7,50 por pessoa.

Assim que você chega em Caraíva parece que está em outro universo, a energia é diferente! Toda a fiação é subterrânea para não agredir a paisagem, os veículos não são permitidos dentro da Vila e ninguém usa sapato. 😅

Caraíva, Bahia - foto: visitearraialdajuda.com

Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil, que viveu basicamente da pesca até a década de 70, quando o movimento hippie “descobriu” o paraíso escondido e começou a movimentar a Vila... era o começo do turismo por lá. Nessa época, ainda sem energia elétrica e conforto, a simplicidade e rusticidade era a regra.

Canoa que faz a travessia para Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Com o passar dos anos a Vila foi “caindo no gosto” de muitos visitantes, o turismo foi aumentando e Caraíva foi se modernizando. Chegou a energia elétrica, pousadas e hotéis ganharam mais estrutura e, por vezes, luxo. Aumentaram as opções de restaurantes e entretenimento, tanto de dia quanto de noite. Mas mesmo com as mudanças Caraíva preserva ainda a sensação de uma vila de pescadores que parou no tempo!

Caraíva, Bahia - foto: visitearraialdajuda.com

Grande parte de Caraíva faz parte da Aldeia "Mãe" Barra Velha. E essa grande população Pataxó, presente até hoje, deixa em evidência a cultura e a tradição indígena.

• Conheça o Centro Cultural Pataxó Porto do Boi

Passear sem pressa, caminhar pelas ruas de areia da Vila, mergulhar e brincar na barra do Rio Caraíva, andar pela praia até a Pedra do Nego, atravessar o Rio Caraíva e caminhar até o Satu, fazer um passeio de bóia “subindo” o rio e chegar na Prainha... tem muita coisa bacana pra fazer! 🤩

Igreja de São Sebastião, Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Caraíva é um lugar muito peculiar, de alto contato com a natureza e muita caminhada, onde você vai observar um estilo de vida completamente diferente do que você já viu por aí... é uma Vila muito especial! Se você sentir que combina com você, tente separar pelo menos duas noites para ficar por lá.

E o que falar das noites caraivanas?! São maravilhosas! Com pouca luz, especialmente iluminadas pela lua e estrelas, com boas opções gastronômicas e muito forró que vai até amanhecer!

Igreja de São Sebastião, Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar

Saindo do Arraial d'Ajuda são aproximadamente 60 km até Caraíva. Você pode ir de carro, de ônibus, van, táxi/transfer ou contratando um passeio em uma agência.

• Veja no Google Maps a rota do Centro do Arraial d'Ajuda até Caraíva

Se for de carro, quando chegar em Caraíva você vai precisar deixar seu veículo em um dos estacionamentos que ficam à beira do rio. Em geral, a diária custa R$ 30. Lembrando: veículos não circulam na Vila, por isso, você deixa seu carro e faz a travessia de canoa, sobre o Rio Caraíva, para entrar na Vila.

Barra do Rio Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Para ir em passeio com uma agência, eles vão te buscar onde você estiver hospedada e, geralmente, permanecerão em torno de 4 horas na Vila para então retornar ao Arraial d'Ajuda. Muitas agências incluem no final do passeio uma visita, em torno de 20 minutos, à Aldeia Imbiriba, onde há um centro de artesanato indígena muito bacana.

Se sua opção for contratar uma agência, fala com o pessoal da Arraial Trip Experience.

Barra do Rio Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Para ir de ônibus também é simples: basta olhar o horário que eles saem (logo abaixo), e ir para a parada de ônibus. O mais indicado, para não correr o risco de perder o ônibus, é você pegar ele na balsa (do lado do Arraial d'Ajuda) ou no Centro do Arraial d'Ajuda, na entrada da Praça da Igreja, onde há uma cancela que limita a entrada dos carros na Praça.

• Clique aqui para ver os horários dos ônibus para Caraíva

Quando clicar no link acima abrirá a página da Águia Azul, única empresa de ônibus que faz Arraial d'Ajuda - Caraíva. Procure a opção "Tabela Horária Balsa/Caraíva". Na tabela de horários você vai notar que eles escrevem "Balsa" como destino e origem. É a balsa do lado do Arraial. Outra coisa, se o ônibus sai 7h10 da balsa ele chega no Centro do Arraial em aproximadamente 10 min.

Nessa mesma parada de ônibus que citei, ficam alguns motoristas de van que levam pra Caraíva e Trancoso. As vans saem aqui do Arraial d'Ajuda em direção à Caraíva em horários pré definidos pelos motoristas. Então, se quiser ir de van o ideal é falar com eles na véspera e quem sabe até reservar a sua vaga.

Beira do rio, Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Agora que você conhece um pouquinho mais sobre Caraíva, escolha a melhor forma de chegar lá e se programe para conhecer essa Vila super linda e charmosa!

Se puder, passe uma noite em Caraíva. É uma delícia e o céu estrelado é um espetáculo a parte! ✨

Compartilhe
Rio Caraíva - foto: visitearraialdajuda.com

Continue explorando nossa região

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade