Caraíva
O vilarejo mais antigo do Brasil.
Assim que você chega em Caraíva parece que está em outro universo, a energia é diferente! Toda a fiação é subterrânea para não agredir a paisagem, os veículos não são permitidos dentro da Vila e ninguém usa sapato. 😅
Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil, que viveu basicamente da pesca até a década de 70, quando o movimento hippie “descobriu” o paraíso escondido e começou a movimentar a Vila... era o começo do turismo por lá. Nessa época, ainda sem energia elétrica e conforto, a simplicidade e rusticidade era a regra.
Com o passar dos anos a Vila foi “caindo no gosto” de muitos visitantes, o turismo foi aumentando e Caraíva foi se modernizando. Chegou a energia elétrica, pousadas e hotéis ganharam mais estrutura e, por vezes, luxo. Aumentaram as opções de restaurantes e entretenimento, tanto de dia quanto de noite. Mas mesmo com as mudanças Caraíva preserva ainda a sensação de uma vila de pescadores que parou no tempo!
Grande parte de Caraíva faz parte da Aldeia "Mãe" Barra Velha. E essa grande população Pataxó, presente até hoje, deixa em evidência a cultura e a tradição indígena.
• Conheça o Centro Cultural Pataxó Porto do Boi
Passear sem pressa, caminhar pelas ruas de areia da Vila, mergulhar e brincar na barra do Rio Caraíva, andar pela praia até a Pedra do Nego, atravessar o Rio Caraíva e caminhar até o Satu, fazer um passeio de bóia “subindo” o rio e chegar na Prainha... tem muita coisa bacana pra fazer! 🤩
Caraíva é um lugar muito peculiar, de alto contato com a natureza e muita caminhada, onde você vai observar um estilo de vida completamente diferente do que você já viu por aí... é uma Vila muito especial! Se você sentir que combina com você, tente separar pelo menos duas noites para ficar por lá.
E o que falar das noites caraivanas?! São maravilhosas! Com pouca luz, especialmente iluminadas pela lua e estrelas, com boas opções gastronômicas e muito forró que vai até amanhecer!
Saindo do Arraial d'Ajuda são aproximadamente 60 km até Caraíva. Você pode ir de carro, de ônibus, van, táxi/transfer ou contratando um passeio em uma agência.
• Veja no Google Maps a rota do Centro do Arraial d'Ajuda até Caraíva
Se for de carro, quando chegar em Caraíva você vai precisar deixar seu veículo em um dos estacionamentos que ficam à beira do rio. Em geral, a diária custa R$ 30. Lembrando: veículos não circulam na Vila, por isso, você deixa seu carro e faz a travessia de canoa, sobre o Rio Caraíva, para entrar na Vila.
Para ir em passeio com uma agência, eles vão te buscar onde você estiver hospedada e, geralmente, permanecerão em torno de 4 horas na Vila para então retornar ao Arraial d'Ajuda. Muitas agências incluem no final do passeio uma visita, em torno de 20 minutos, à Aldeia Imbiriba, onde há um centro de artesanato indígena muito bacana.
Ir de ônibus de Arraial d'Ajuda para Caraíva também é simples: vá até a parada de ônibus, o mais indicado, para não correr o risco de perder o ônibus, é você pegar ele na balsa (do lado do Arraial d'Ajuda) ou no Centro do Arraial d'Ajuda, na entrada da Praça da Igreja, onde há uma cancela que limita a entrada dos carros na Praça.
Para saber os horários dos ônibus para Caraíva e os valores, entra em contato com a Águia Azul, única empresa de ônibus que faz Arraial d'Ajuda - Caraíva, através desse telefone: (73) 3575-1170.
Antes eles tinham um site onde a gente consultava essas informações, mas nesse momento só nesse telefone mesmo para saber. Entrei em contato com eles e em breve vou colocar todos os horários aqui para facilitar a sua vida. Mas não tem erro, no telefone acima você vai conseguir saber os horários sem dificuldade.
Nesses mesmos pontos de ônibus que citei acima, saem as van que levam pra Caraíva e Trancoso. Para saber mais informações, inclusive os horários e valores, fala com a Central de Táxi/Van do Arraial (Associação dos Taxistas de Arraial d'Ajuda) utilizando os meios de contato listados abaixo:
• (73) 3575-1217
• (73) 99916-6480 - WhatsApp
• Site
Se puder, passe uma noite em Caraíva. É uma delícia e o céu estrelado é um espetáculo a parte! ✨