Igreja de São João Batista, Trancoso - foto: Dante Laurini (CC)

Assim como o Arraial d’Ajuda, Trancoso também é distrito de Porto Seguro. Vilarejo charmoso que nas últimas décadas ganhou fama internacional, Trancoso foi formado a partir de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios.

Até a década de 70, quando o movimento hippie “descobriu” o vilarejo, era constituído apenas por um gramado rodeado por casinhas e com uma Igreja ao fundo... isso mesmo, esse local hoje, é o tão famoso Quadrado, parada obrigatória para quem passa por aqui!

Quadrado, Trancoso - foto: Raul Golinelli (CC)

Cartão postal de Trancoso, o Quadrado encanta pela sua energia, pela Igrejinha bucólica, pelo chão de terra, pelas belas árvores e enfim, pelo mirante com uma vista deslumbrante atrás da Igreja. 🥰

Caminhe lentamente pelo Quadrado. Observe os detalhes das casinhas coloridas que hoje se transformaram em lojas, restaurantes, bares, cafés e pousadas. Se encante pelo artesanato local e escolha algum lugar que combine com você para sentar, comer ou beber alguma coisa... observe ao seu redor, sinta a calmaria de estar ali.

Quadrado de Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Uma boa opção é fazer esse passeio no final da tarde, quando o cenário fica anda mais bonito pelo colorido do pôr do sol no mirante atrás da Igreja. E tem mais, se for dia de lua cheia, você vai poder assistir mais um espetáculo, que é o nascer da lua no mar, visto lá de cima! Para isso, se atente ao calendário lunar e aos horários do nascer da lua! 😉🤗

Mirante do Quadrado, Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Além do Quadrado, você também pode se programar para curtir uma praia em Trancoso. A Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros e Rio Verde tem boas opções de estrutura de praia para você se sentar com conforto, almoçar, petiscar, tomar uns drinks e passar o dia. Ou ainda, se você é daqueles que curte uma praia mais deserta, pode ir mais ao sul e chegar em Itaquena, que aliás também é uma boa opção pra quem curte Surf. Lá você deve ir mais preparado, levar água, lanche e muito protetor solar... já que não vai achar nenhuma estrutura de praia e nem vendedor ambulante para comprar nada.

Praia do Rio da Barra, Arraial / Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar

Para chegar em Trancoso, saindo do Arraial d'Ajuda, você pode ir de carro, de ônibus, van, táxi, contratando um passeio com uma agência ou ainda, caminhando pela praia!

• Veja no Google Maps a rota, para ir de carro, do Centro do Arraial d'Ajuda até Trancoso

Praia do Espelho, 26 km de Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Para ir de ônibus você deve consultar (logo abaixo) na Águia Azul os horários dos ônibus, Arraial d'Ajuda - Trancoso (e vice-versa) para se planejar certinho e não ter imprevistos. O mais indicado, para não correr o risco de perder o ônibus, é você pegar ele na balsa (do lado do Arraial d'Ajuda) ou no Centro do Arraial, na entrada da Praça da Igreja, onde está a cancela que limita a entrada dos carros na Praça.

• Clique aqui para ver os horários dos ônibus para Trancoso

Quando clicar no link acima abrirá a página da Águia Azul, única empresa de ônibus que faz Arraial d'Ajuda - Trancoso. Procure a opção "Tabela Horária Balsa/Trancoso". Na tabela de horários você vai notar que eles escrevem "Balsa" como destino e origem. É a balsa do lado do Arraial. Outra coisa, se o ônibus sai 7h10 da balsa ele chega no Centro do Arraial em aproximadamente 10 min.

Não esqueça de se programar certinho e atenção para não perder o ônibus que volta para o Arraial d'Ajuda.

Nessa mesma parada de ônibus que citei, ficam alguns motoristas de van que levam pra Trancoso e Caraíva. Os horários das vans são determinados pelos motoristas. Então, se quiser se programar para ir de van, vale a pena passar pelo ponto na véspera pra pegar informações de horários. Ou ainda, arrisque ir pro ponto um pouco antes do horário do ônibus e é bem possível que passe uma van a caminho de Trancoso.

Caso prefira ir com uma agência de passeios, fala com o pessoal da Arraial Trip Experience que eles podem te ajudar a planejar seu passeio até Trancoso. Inclusive, indo com eles, além do passeio durante o dia, você vai ter a possibilidade de escolher um passeio pra Trancoso de noite, quando a iluminação deixa o Quadrado ainda mais especial!

Noite no Quadrado de Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

A noite no Quadrado é mágica! ✨

Não deixe de observar a iluminação rústica e aconchegante... a experiência é muito bacana pra quem procura um ambiente sossegado e muito romântico! 😍

Compartilhe
Rio da Barra, fronteira Arraial - Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Continue explorando nossa região

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade