Cidade Histórica, Porto Seguro - foto: Vilamir Azevedo (CC)

Muito gente confunde e acredita que Porto Seguro é uma cidade e Arraial d’Ajuda é outra. Mas na verdade Arraial d’Ajuda, assim como Trancoso e Caraíva são distritos do município de Porto Seguro.

Porto Seguro se tornou muito famosa nas décadas de 80 e 90 pelos luaus e festas nas praias ao som de muita Lambada e Axé. Todo esse movimento fez com que se tornasse um dos destinos mais procurados do Brasil.

Além desse agito, que trouxe notoriedade a Porto Seguro, a sede do nosso município tem grande importância histórica para nosso país, rica cultura e belíssimas praias.

Cidade Histórica, Porto Seguro - foto: Vilamir Azevedo (CC)

Centro Histórico de Porto Seguro

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil.

Chamado por aqui de Cidade Histórica, o Centro Histórico de Porto Seguro está em um local privilegiado, no alto da cidade, com um visual de tirar o fôlego. Fica bem pertinho do aeroporto e da rodoviária e a aproximadamente 4 km da balsa que faz a travessia Arraial d’Ajuda – Porto Seguro.

Para chegar lá, tendo como ponto de partida o Arraial d’Ajuda, basta fazer a travessia da balsa e, assim que desembarcar em Porto Seguro você pode pegar um Uber, táxi, ônibus ou ir de carro colocando no GPS... é bem pertinho e fácil de chegar.

• Veja a rota no Google Maps da balsa (em Porto Seguro) até a Cidade Histórica

Cidade Histórica, Porto Seguro - foto: Vilamir Azevedo (CC)

A visita à Cidade Histórica vale muito a pena! A riqueza histórica e beleza arquitetônica do local são marcantes. É quase um passeio em um museu a céu aberto, onde estão:

a Capela de São Benedito, erguida pelos jesuítas em 1551;

as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil;

a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade;

a Casa de Câmara e Cadeia, que funcionava como sede do governo e hoje abriga o museu de Porto Seguro, que retrata a vida indígena antes da chegada dos portugueses;

a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, a mais antiga do Brasil (1526);

o Marco do descobrimento, uma coluna de pedra com armas portuguesas, que servia como certidão de posse de Portugal nos territórios conquistados.

E para finalizar o passeio, contemple o mirante do Farol da Marinha do Brasil, amarre uma fitinha com direito a pedido secreto a São Benedito e faça uma viagem no tempo enquanto aproveita a sombra de um lindo Flamboyant.

Cidade Histórica, Porto Seguro - foto: Vilamir Azevedo (CC)

Praias de Porto Seguro

A orla de Porto Seguro começa a partir do embarque/desembarque das balsas e vai até a divisão entre os municípios Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Saindo das balsas, em Porto Seguro, você vai passar pela Passarela do Descobrimento. Não há faixa de areia nesse trecho, mas sim um calçadão, onde é possível caminhar praticamente ao lado das águas do mar e do Rio Buranhém, que é justamente a divisão entre Porto e Arraial, ou seja, olhando além das águas você vai enxergar o Arraial d’Ajuda.

Continuando nessa direção você vai chegar na Orla Norte e já vai ver várias opções de estruturas de praia, cada uma com sua peculiaridade. Para quem estiver buscando axé e agito, é na Praia de Taperapuã que estão as barracas com essa proposta, como por exemplo o Axé Moi e Tôa Tôa. Seguindo para o norte, sentido Cabrália, você vai encontrar opções mais tranquilas.

Bem na divisão entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, está a Praia de Ponta Grande, uma praia linda e sossegada onde a maré baixa é impressionantemente seca e deixa o visual especial. É um lugar muito bonito que, para os amantes de belezas naturais, vale muito a visita!

Travessia da Balsa, Porto Seguro - foto: visitearraialdajuda.com

Passarela do Descobrimento

Localizada bem no início da orla de Porto Seguro, a uma curta caminhada após o desembarque da balsa, a Passarela do Descobrimento abriga as antigas casas coloniais que hoje são lojas, bares, restaurantes e pousadas. É onde se concentram as principais opções gastronômicas e de entretenimento pra quem quer curtir a noite em Porto Seguro. Além disso, também há uma feirinha de artesanato e dezenas de barraqunhas de drinks, as quais deram ao local o famoso apelido de “Passarela do Álcool”.

Passarela do Descobrimento, Porto Seguro - foto: Beto Quissak (CC)

Agora que você sabe um pouco mais sobre a sede do nosso município, se quiser incluí-la no seu roteiro, basta fazer a Travessia da Balsa sobre o Rio Buranhém e em menos de 15 minutos você estará em Porto Seguro.

Compartilhe

Continue explorando nossa região

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade