Praia da Pitinga, perto da Lagoa Azul - foto: visitearraialdajuda.com

Uma experiência fantástica, com paisagens deslumbrantes, muito contato com a natureza e energia incomparável.

Esse passeio é pra quem gosta de caminhar e tem disposição pra fazer os 11 km do trajeto entre a Praia do Mucugê (praia mais Central do Arraial d’Ajuda) e a Praia dos Nativos, em Trancoso.

Trecho entre a Praia do Mucugê e do Parracho - foto: visitearraialdajuda.com

Planejamento é essencial

• Escolha com antecedência o dia para fazer esse passeio, analisando em que dia da sua estadia no Arraial d’Ajuda as condições estarão propícias.

• Pesquise a Fase da Lua. Escolha um dia de Lua Cheia ou Lua Nova, fases em que a amplitude da maré é consideravelmente maior. Na Lua Crescente ou Minguante não recomendamos fazer essa caminhada, pois, a maré não fica baixa o suficiente para passar em um determinado trecho (você vai entender mais adiante).

• Verifique a Tábua das Marés e tenha em mente que a caminhada deve começar em torno de 2 horas antes do horário da Maré baixa, para você chegar nas “Pedras do Rio da Barra” quando a maré estiver bem baixa... vai lendo que vamos te dar todos os detalhes.

• Leve somente o essencial. Por mais leve que uma bolsa ou mochila pareça, depois de algumas horinhas caminhando você cansa dela.

• Considere fortemente ir de tênis, especialmente se você não está acostumada a andar descalça na praia por longos períodos. É sério, pés não praianos são extremante suscetíveis a bolhas. 🤪

• Não esqueça água e protetor solar... um lanchinho vai bem também! Ao longo do caminho há barracas de praia pra comprar água e comida, mas em alguns trechos a praia é mais deserta e é legal você estar preparada.

Não recomendamos fazer “bate e volta”, chegar em Trancoso e voltar pro Arraial. Ficaria muito complicado passar nas Pedras do Rio da Barra por conta do nível da maré. Por isso, fique atenta ao horário dos ônibus Trancoso - Arraial d’Ajuda, pra encaixar certinho o seu retorno. O último ônibus pra voltar de Trancoso é as 17h. Para ter mais liberdade você pode voltar de táxi ou combinar com um transfer para te pegar no horário que preferir.

• Horários dos ônibus Trancoso - Arraial d'Ajuda

Quando você clicar no link acima para ver o horário dos ônibus, abrirá a página da Águia Azul, única empresa de ônibus que faz Trancoso - Arraial d'Ajuda. Escolha a opção "Tabela Horária Balsa/Trancoso". Você vai notar que eles escrevem "Balsa" como destino e origem. É a balsa em Arraial d'Ajuda.

Pedras do Rio da Barra, falésia "caída" - foto: visitearraialdajuda.com

#Partiu 😎

Como mencionei no início do texto, será uma caminhada de 11 km da Praia do Mucugê (Arraial d’Ajuda) até a Praia dos Nativos (Trancoso).

Saindo do Centro do Arraial d’Ajuda você vai descer até Praia do Mucugê e quando chegar na praia vai seguir para a sua direita.

• Veja aqui como chegar na Praia do Mucugê

O passeio já começa com a beleza dos recifes de coral, que vão da Mucugê, passam pela Praia do Parracho e se estendem até a curva da Praia da Pitinga, que é onde você começa a ver as falésias.

Na Pitinga, um pouco depois de passar pelas barracas de praia, você vai ver um riozinho super gostoso.

Rio da Pitinga / Praia da Pitinga - foto: visitearraialdajuda.com

As próximas praias são Lagoa Azul e Taípe, ambas com falésias muito lindas à beira mar! Nesse trecho entre a Lagoa Azul e a Praia do Taípe, experimente caminhar um pouco pelo caminho argiloso que fica pertinho das falésias... é muito massa!

Na Praia do Taípe tem duas barracas de praia. A Cabana Falésias e Cabana Taípe. Depois dessa última você vai chegar em um rio super lindo (foto abaixo), rodeado por falésias... o Rio do Taípe. Aproveite pra fazer uma breve pausa, se refrescar e apreciar o visual ao seu redor. Nesse ponto você estará praticamente na metade do caminho, já que da Praia do Mucugê até o Rio do Taípe são 5 km.

Rio do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Continuando a caminhada, cerca de 1,5 km depois do Rio do Taípe, você vai chegar nas “Pedras do Rio da Barra”, aquelas que mencionei no início. Nesse local há uma falésia “caída” no mar (foto abaixo) quase bloqueando a passagem. Por isso é super importante chegar aqui na maré baixa para conseguir atravessar com segurança! Se a maré estiver alta não é pra tentar passar, viu?! É perigoso!

Ao passar pelas pedras/falésia você estará na Praia do Rio da Barra, última praia do litoral arraiano. 1 km à frente está o rio que dá nome à praia, outro excelente lugar para fazer uma pausa, aproveitar a água doce e se refrescar um pouco. Mergulhe, relaxe, se hidrate... já se passaram 7,5 km desde o início da caminhada.

"Pedras do Rio da Barra", falésia "caída" - foto: visitearraialdajuda.com

O Rio da Barra é uma praia maravilhosa, com mar mais agitado e um rio todo rodeado de manguezal. É exatamente esse Rio que define a “fronteira” entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Atravessando o Rio da Barra, você já está no distrito de Trancoso. A partir desse ponto serão cerca de 3 km até a Praia dos Nativos, passando por praias lindas e pouco povoadas. Chegando lá você vai encontrar várias opções de barracas de praia e vai poder escolher um lugarzinho pra relaxar, curtir a praia e descansar dos quase 11Km de caminhada!

Praia do Rio da Barra, Arraial d'Ajuda / Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Depois de curtir a praia chegou a hora de subir para o Quadrado, principal atração de Trancoso!

• Veja aqui o caminho pra subir a pé para o Quadrado

Saindo da Praia dos Nativos tem um caminho pra você subir pro Quadrado andando. Logo no início da ladeira de paralelepípedo você vai ver uma ladeira de terra à sua direita, é só seguir por ela que você já vai sair praticamente em frente à Igreja do Quadrado. Caminhe com calma, observe os detalhes, o Quadrado é um local bucólico! Curta o visual no Mirante atrás da Igreja, veja a Praia dos Nativos do alto.

Pra fechar o passeio com chave de ouro coma uma super tapioca ou acarajé na entrada/saída do Quadrado...é gostoso demais!

Por fim, se for voltar de ônibus/van, siga caminhando para o ponto, são poucos metros saindo pela rua em frente ao Quadrado. Nesse mesmo sentido você também vai ver ponto de táxi, caso essa seja a sua escolha. Ou, caso tenha contratado um transfer, você pode combinar com ele para te buscar na entrada do Quadrado!

Mirante do Quadrado, Trancoso - foto: visitearraialdajuda.com

Esse passeio pela praia caminhando de Arraial d’Ajuda a Trancoso é muito gostoso, mas deu pra perceber que tem que ter disposição, certo? E mesmo pra quem tem disposição de sobra o planejamento é essencial para que você não passe nenhum perrengue.

E aí vai encarar essa "caminhadinha"? 😄

Compartilhe
Falésias, Praia do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Continue explorando nossa região

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade