Lagoa Azul, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

A Lagoa Azul está a aproximadamente 5 km do Centro do Arraial d’Ajuda e você só consegue chegar lá caminhando pela praia.


Por que Lagoa Azul?

Até meados dos anos 90 tinha uma lagoa muito linda, com água azulada, que se formava à beira da praia e que, em épocas de chuva, desaguava no mar (foto abaixo). Essa lagoa era formada por uma pequena cachoeira que caía pelas falésias. Por isso, esse trecho de praia, entre a Praia da Pitinga e a Praia do Taípe é chamado de Lagoa Azul.

Atualmente, não conseguimos ver muita água na lagoa. Infelizmente! A degradação da natureza pela ação humana, acabou com essa cachoeira e com o espetáculo que era a Lagoa Azul. O solo ainda é muito úmido e por vezes pode-se observar a formação de uma pequena poça d’água argilosa onde antes era uma exuberante lagoa.

Lagoa Azul, década de 90 - foto: Arraial Trip Experience

Muita gente gosta de caminhar até a Lagoa Azul para experimentar a sensação de passar um pouco de argila na pele... segundo crença popular, é uma super hidratação. Mas acho que essa argila, especificamente, nunca foi submetida à uma análise para comprovar cientificamente esse efeito. 😅

Se você for até lá para experimentar a argila, tenha cuidado, respeite e preserve a natureza. Não podemos acabar com o pouco que restou dessa beleza natural.

Independente de não querer pegar na argila, a caminhada até a Lagoa Azul vale a pena para que você possa conhecer de perto uma das partes, na minha opinião, mais lindas das falésias do nosso Arraial d’Ajuda. As falésias que ficam na Lagoa Azul apresentam uma coloração mais esbranquiçada e observando seu formato temos a impressão que ela foi esculpida por uma onda gigante (essa última parte pode ser viagem da minha cabeça 🙃🤪).

É uma praia indicada para quem tem disposição pra caminhar e para quem busca uma opção de praia um pouco mais deserta. Se quiser passar umas horinhas por lá, leve guarda-sol, água e um lanchinho... até existe uma barraca de praia, mas na maior parte do tempo ela fica fechada, então é melhor se prevenir.

Lagoa Azul, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar

Pra quem gosta de caminhar na praia, ir até a Lagoa Azul é um passeio muito legal. Ela fica entre a Praia da Pitinga e a Praia do Taípe e o trajeto mais indicado pra chegar lá é saindo da Praia da Pitinga.

• Como chegar na Praia da Pitinga

Chegando na Pitinga, caminhe para o lado direito (olhando para o mar) por 1,5 km aproximadamente. Fique atenta ao seu lado direito, você estará bem pertinho das falésias que ficam à beira mar, é um visual muito bonito e cheio de energia. 🤩

Seguindo andando, você vai avistar uma estrutura de praia abandonada com uma placa "Lagoa Azul". Pronto, você chegou!

#seliganadica: antes de qualquer caminhada na praia vale a pena olhar o horário da maré baixa na Tábua de Marés. Caminhar na maré baixa é mais bonito e menos cansativo.

Se olhar para direita, com o mar à sua esquerda, você vai ver uma espécie de entrada no meio das falésias. Entre e siga até o final do caminho, você chegará no local onde antes encontravamos a cachoeira que formava a Lagoa Azul.

Falésias da Lagoa Azul - foto: visitearraialdajuda.com

Barracas de Praia e Hospedagem

Não tem barraca de praia na Lagoa Azul. A única estrutura que tem lá passa a maioria do ano desativada. Então, não dá pra confiar. O mesmo vale para as opções de hospedagem. As pousadas mais próximas estão na Estrada da Pitinga, perto da Praia da Pitinga.

Falésias em Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Praias próximas

A Lagoa Azul está entre a Praia da Pitinga (olhando pro mar, ao lado esquerdo) e a Praia do Taípe (olhando pro mar, ao lado direito). Caminhando pela praia, a Pitinga está a 1,5 km e o Taípe hà 800 metros de distância.

Compartilhe

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade