Praia do Rio da Barra Praia - foto: visitearraialdajuda.com

Muita gente acha que é Trancoso, mas a Praia do Rio da Barra ainda é Arraial d’Ajuda!


O Rio da Barra é a divisa entre o distrito de Arraial d’Ajuda e o distrito de Trancoso. Passando o rio você está em Trancoso.
Mesmo pertencendo ao Arraial, a Praia do Rio da Barra está mais próxima do Centro de Trancoso do que do Centro do Arraial d'Ajuda, por isso existe essa “confusão” se é Arraial ou Trancoso.
Independente disso, é um lugar belíssimo que vale muito a pena conhecer! 🥰

Praia do Rio da Barra, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Localização

Essa é a praia mais distante do Centro do Arraial, são 17 km indo de carro pela estrada. Ou, caso queira ir caminhando pela praia, o caminho é mais curto, mas exige disposição e planejamento. São aproximadamente 7,5 km de distância da Praia do Mucugê, 5,5 km da Praia da Pitinga e 2,5 km da Praia do Taípe. Usei o Rio da Barra (foto abaixo) como referência para marcar essas distâncias.

Rio da Barra, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar andando pela praia

Se escolher fazer essa caminhada, é indispensável que verifique o horário das marés para planejar esse passeio quando a maré estiver baixa.

Nós já mostramos aqui como chegar na Praia do Mucugê, Pitinga e Taípe. Quando você for caminhando para o Rio da Barra pela praia, necessariamente vai passar pela Praia do Taípe, então vamos comentar a partir desse ponto.

• Como chegar na Praia do Taípe

Praia do Rio da Barra, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

A partir da Praia do Taípe, são aproximadamente 2,5 km até a Rio da Barra.
Caminhe para o seu lado direito (de frente para o mar). Seguindo nessa direção você vai chegar em uma "barreira" de pedras bem grande (foto abaixo) que fica na praia. Passe com cuidado por entre as pedras, somente na maré baixa, e continue em frente.

Passar por essas pedras na maré alta é quase impossível. Por isso a grande importância de fazer essa caminhada com a maré baixa.

Quando você avistar uma barraca de praia à sua direita e um rio desaguando no mar, vai saber que chegou no Rio da Barra! 🤗

Falésias Praia do Taípe - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar de carro

Como mencionei, são 17 km de distância do Centro do Arraial d'Ajuda até a Praia do Rio da Barra indo pela estrada.

• Veja no Google Maps a rota do Centro do Arraial d'Ajuda até a Praia do Rio da Barra

Saia do Centro do Arraial em direção a Trancoso pelo asfalto até chegar ao Trevo do Galego (à sua esquerda). Onde você vai entrar para a estrada de terra que leva de Arraial d’Ajuda para Trancoso.

Siga nessa estrada de terra por aproximadamente 11 km, indo no sentido de Trancoso. Após passar pelo Club Med/Terra Vista (à sua esquerda) e pela entrada do aeroporto do Terra Vista (à sua direita), poucos metros depois verá a entrada para o Rio da Barra, à sua esquerda. Pronto, você chegou!

Praia do Rio da Barra, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Dica de nativa! 😉

Conheça o Rio da Barra caminhando a partir da Praia do Taípe. Como falei antes, é um percurso de 2,5 km de muito contato com a natureza, principalmente com as falésias. Super energizante!

O mar na Praia do Rio da Barra é um pouco mais agitado, não tem recifes de coral ao fundo. Em contrapartida, tem uma rica formação de manguezal, com um rio muito gostoso, perfeito pra quem procura tranquilidade. É uma delícia relaxar no rio e brincar na correnteza.

Fique atenta a maré. Quando ela começa subir a correnteza do Rio da Barra pode ficar forte. É necessário ter um pouco de cuidado.

Foz do Rio da Barra - foto: visitearraialdajuda.com

Barraca de Praia e Hospedagem

A única barraca de praia nessa praia é o Restaurante Rio da Barra. Super confortável, indicado para todas as idades e para quem não se importa em pagar um pouco mais pela comodidade e privacidade.

O Rio da Barra Villa Hotel fica praticamente nessa mesma localização. Pode-se dizer que o restaurante citado acima é uma extensão do Hotel. As outras opções de hospedagem próximas ao Rio da Barra são o Club Med e as pousadas em Trancoso.

Praia do Rio da Barra, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Praias próximas

A Praia do Rio da Barra está entre a Praia do Taípe (olhando pro mar, ao lado esquerdo) e a Praia dos Nativos - Trancoso (olhando pro mar, ao lado direito). Indo pela praia a distância para o Taípe é de 2,5 km. Já para a Praia dos Nativos são aproximadamente 3 km.

Compartilhe

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade