Praia do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Não é a praia mais fácil de chegar, mas sem dúvida, é uma das mais bonitas e relaxantes do Arraial d'Ajuda.

O Taípe é uma praia onde não há nenhuma barreira de recifes de coral, o que torna o mar um pouco mais agitado mesmo na maré baixa. Porém, para quem só gosta de águas calmas, não se preocupe, lá você vai encontrar um rio muito gostoso, o Rio do Taípe (foto acima)! 🙌

O rio é lindo, todo rodeado de manguezal e super gostoso para relaxar. Um cenário deslumbrante... as falésias ao fundo, o rio, o mar, um espetáculo da natureza que podemos apreciar sem esquecer de cuidar e preservar.

Praia do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

E tem mais... partindo da Praia do Taípe tem duas caminhadas muito interessantes pra você fazer: indo para o seu lado esquerdo (olhando para o mar) você vai andar cerca de 800 metros para chegar na Lagoa Azul. E caminhando 1,8 km para o seu lado direito (olhando para o mar), você pode ir até as “pedras do Rio da Barra” (foto abaixo), um lugar muito bonito que já vale a visita. Se a maré estiver baixa, você pode atravessar a barreira de pedras, com cuidado, e continuar a caminhada por mais 800 metros até o Rio da Barra. Esse rio é a "fronteira" entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Falésias do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar

A Praia do Taípe é uma das mais afastadas do Centro do Arraial. São cerca de 14 km para chegar lá de carro. Indo pela praia é mais perto, aproximadamente 5 km saindo da Praia do Mucugê e 3,5 km a partir da Praia da Pitinga.

Como já disse anteriormente, caminhar pelas praias do Arraial d'Ajuda é sempre uma experiência muito agradável. Claro que tem que ter disposição e gostar de andar, principalmente se você for para a Praia do Taípe.

Falésias do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Vamos caminhando pro Taípe?! 😎

Essa caminhada para o Taípe é especial... você vai passar por trechos de praia praticamente desertos e de uma beleza incrível.

Pra quem não tem muito costume de caminhar, o ideial é sair da Praia da Pitinga. Você pode ir de van ou de carro, parar na Pitinga e ir caminhando de lá. Chegando na praia, caminhe para o seu lado direito (de frente para o mar). Serão 7 km de caminhada (ida e volta) que valem muuuito a pena!

• Como chegar na Praia da Pitinga

Não custa lembrar: o ideal é fazer essa caminhada com a maré baixa.
#seliganadica: digamos que a maré baixa seja às 10h. Comece a caminhada às 8h30, no máximo. Dessa forma você pode ir com um pouco mais de calma, relaxar um pouco no Rio do Taípe e voltar até no máximo 12h, para evitar pegar a maré alta na volta.

Praia do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Uma alternativa super legal é ir de bike até a Praia do Taípe. Você encontra opções para alugar bicicletas no Centro, na Praia do Mucugê e na Praia da Pitinga.
#seliganadica: se for de bike, além da maré, fique ligada no vento. Se for um dia de vento muito forte, provavelmente você pegará um vento contra que deixará sua pedalada exaustiva.

Fala com a Arraial Trip Experience para alugar aquelas bicicletas de pneu largo adequadas para pedalar na praia.

Rio do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Como chegar de carro na Praia do Taípe

Saindo do Centro do Arraial d'Ajuda siga em direção a Trancoso, pelo asfalto, até chegar ao Trevo do Galego. São aproximadamente 5,5 km do Centro até esse ponto. Entre na estrada de terra (à esquerda) que leva de Arraial pra Trancoso.

Siga reto por essa estrada de terra por aproximadamente 7 km, até chegar numa bifurcação com sinalização da Praia do Taípe. Entre a esquerda e, em pouco menos de 1,5 km, você vai chegar na praia.

• Veja no Google Maps a rota do Centro do Arraial d'Ajuda até a Praia do Taípe

Praia do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Barracas de Praia

São duas opções de barracas na Praia do Taípe. A Cabana Taípe e a Cabana Falésias. Chegando de carro você vai encontrar primeiro a Cabana Taípe. E poucos metros depois, caminhando para sua esquerda (de frente para o mar), você vai chegar na Cabana Falésias. Se chegar no Taípe caminhando, a ordem se inverte.

Hospedagem

Não tem pousada na Praia do Taípe. As pousadas mais próximas estão na Estrada da Pitinga, perto da Praia da Pitinga ou no Centro do Arraial. Há apenas um resort, o Club Med Trancoso, que fica bem no alto das falésias da Praia do Taípe, com sua estrutura de praia a poucos metros do Rio do Taípe.

Foz do rio do Taípe, Arraial d'Ajuda - foto: visitearraialdajuda.com

Praias próximas

A Praia do Taípe está entre a Lagoa Azul (olhando pro mar, ao lado esquerdo) e a Praia do Rio da Barra (olhando pro mar, ao lado direito). Indo pela praia a distância para a Lagoa Azul é de 800 metros. Se for fazer a caminhada para o Rio da Barra, você vai percorrer 2,5 km.

Compartilhe

@visitearraialdajuda

Acompanhe o dia a dia do Arraial através do nosso Instagram!


segue a gente no Insta!
Esse site usa cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com tal monitoramento.
Política de Privacidade